Dessa forma, para combater o excesso de gordura, muitas pessoas procuram fazer exercício físico, sendo que corrida e caminhada são os mais buscados por acreditarem que somente com treino aeróbico é possível perder gordura.
Sendo assim, a musculação fica esquecida pela população que procura o emagrecimento, pois não sabem a importância que tem o treino resistido na qualidade de vida das pessoas.

Dessa maneira, para auxiliar no processo de emagrecimento utilizando o treinamento resistido que são listados abaixo 10 exemplos de treinos que podem ser úteis na diminuição da gordura corporal.
Fazer Musculação Emagrece?
O circuito é muito utilizado com o objetivo de melhorar a resistência e condicionamento, porém aplicado da maneira correta pode contribuir para o aumento do gasto calórico e consequentemente auxiliar na perda de gordura.
Neste treino os exercícios são realizados em sequência sem descanso entre eles, porém após efetuar uma série seguida de cada um dos exercícios há 30 segundos para recuperação antes de iniciar a outra série.
Um exemplo de protocolo do HIIT a ser utilizado é o Tabata, onde em 4 minutos é possível realizar uma sessão de treinamento de alta intensidade.
A Musculação é Eficiente Para Emagrecimento, Sim!
O LIIT é um treino intervalado de baixa intensidade e períodos mais longos de recuperação, no qual a execução do exercício sem pressa é a prioridade neste método.
O treino é indicado para sedentários e iniciantes que tem muito tempo sem realizar exercício físico, pois não é necessário muito condicionamento nem risco de impactos na articulação, sendo excelente para diminuir o risco de lesões nesta população.
Vince Gironda foi um grande treinador e atleta, conhecido por ser um visionário e por seus métodos de treinamento, com os quais ele preparava seus pupilos.
Aparelhos De Musculação Que Emagrece
O seu método 8×8 é dos treinos mais intensos que além de estimular os grupos musculares também auxiliavam no processo de diminuição do percentual de gordura.
É possível observar que são apenas 30 segundos de intervalo entre as séries, sendo necessário um bom condicionamento para efetuar este método, sendo assim não é indicado para iniciantes.
A supersérie é uma excelente opção para poder dar um estímulo mais intenso que possa promover adaptações como a hipertrofia, porém também tem como um dos seus benefícios o aumento do metabolismo.
Afinal, é Possível Hipertrofiar E Emagrecer Ao Mesmo Tempo?
Há diferentes formas de se efetuar a supersérie e uma delas é realizar dois exercícios não adjacentes e de grupos musculares distintos sem intervalo entre ambos, como por exemplo:
Outra forma de utilizar a supersérie é efetuando os exercícios na ordem agonista/antagonista, o que também é uma excelente opção para elevar o metabolismo e auxiliar na queima de gordura.
Outra forma de utilizar a supersérie segundo Prestes et.al.(2016) é ao utilizar quatro ou mais exercícios para o mesmo grupo muscular, como no exemplo abaixo:
Musculação Para Obesidade: Como Deve Ser Feita?
O biset é caracterizado por pela realização de dois exercícios para o mesmo grupo muscular sem intervalo entre estes, segundo Prestes et.al. (2016).
Esta técnica de alta intensidade é muito utilizada para quebrar platôs e estimular o crescimento muscular, mas também pode auxiliar no processo de emagrecimento por elevar o metabolismo e gasto calórico total.
A técnica do triset é uma ferramenta para intensificar o treinamento e dar um “choque” e sair da estagnação, porém exercícios feitos em seqüência com pouco ou nenhum intervalo são eficientes para diminuir a gordura corporal segundo Alcaraz et.al. (2011).
Não Consigo Emagrecer: 10 Motivos Porque Isso Acontece (e O Que Fazer)
O treinamento funcional é caracterizado por utilizar movimentos realizados no cotidiano como saltar, agachar, empurrar e correr, sendo uma das modalidades que mais conquista adeptos nas academias.
Por trabalhar o corpo todo, com exercícios que recrutam os grandes grupos musculares, o treino funcional auxilia a aumentar o gasto calórico total contribuindo na diminuição da gordura corporal.

No exemplo abaixo, será mostrado um treino funcional que pode ser efetuado na academia e que pode auxiliar na perda da gordura corporal.
Musculação Emagrece? Entenda Como A Prática Pode Combater A Obesidade
A musculação tem como principal objetivo estimular os grupos musculares por meio de exercícios utilizando pesos livres, máquinas e até o próprio peso corporal para promover a melhora de valências físicas como a força e resistência muscular.
Contudo, treinar com pesos também pode auxiliar no processo de emagrecimento, contribuindo para manutenção de massa muscular durante o período de dieta hipocalórica.
Sendo assim, sem uma alimentação adequada conquistar a diminuição na quantidade de gordura corporal se torna muito difícil, portanto o acompanhamento de um nutricionista é fundamental.
Melhores Exercícios Para Emagrecer
Também é necessária uma rotina de treinamento que esteja de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa, dessa forma é necessário sempre contar com o acompanhamento de um profissional de Educação Física.
Emagrecer requer disciplina, dedicação e paciência, para conquistar esta meta de forma saudável, sendo assim é necessário estar firme no treino e na dieta e os resultados virão.
Referências: ALCARAZ et.al. Similarity in adaptations to high-resistance circuit vs. traditional strength training in resistance-trained men. J Strength Cond Res. 25(9):2519-27, 2011. PRESTES et.al. Prescrição e periodização do treinamento de força em academias. 2ed. Barueri, SP. Manole, 2016.
Melhor Fazer O Cardio Antes Ou Depois Da Musculação?
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para garantir a melhor experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, assumiremos que você está satisfeito com ele.ProsseguirPolítica de PrivacidadeUma pergunta muito comum: a musculação ajuda emagrecer? Sim, desde que seja bem orientada e aliada a uma dieta especifica. Veja o que os estudos mostraram!
Até não muito tempo atrás a conta parecia simples: quer emagrecer faça exercício aeróbico e se quer ganhar músculos, faça musculação. Porém, a ciência vem mostrando que nada é tão simples quanto parece.

Com isso, cada vez mais pessoas vem adotando a musculação com o intuito de emagrecer, já que ela permite grandes variações e adaptações a todas as individualidades.
Para Emagrecer, é Melhor Correr Ou Fazer Musculação?
As razões para isso são muitas e a ciência já provou que é possível emagrecer na musculação, sem riscos a saúde e com treinos de no máximo uma hora de duração.
Antes de entrarmos na questão mais especifica do emagrecimento na musculação, é importante ter em mente que emagrecer não quer dizer perder peso, pois é possível emagrecer ganhando peso, engordar perdendo peso ou perder peso sem emagrecer.
Neste sentido, o peso, que é o parâmetro entre algo leve ou pesado e não entre gordo ou magro, não pode ser seu objetivo, já que com a musculação e consequente aumento da massa magra, é bem provável que você ganhe peso, já que a densidade dos músculos é maior do que das gorduras.
MusculaÇÃo Emagrece? O Que É Melhor Para Perder Peso?
Um dos fatores que tornou a musculação objeto de estudo para o emagrecimento foi o fato de a ciência propor que uma atividade física precisa ser vista sob a ótica de gasto calórico total e não apenas do gasto calórico da atividade.
O que devemos nos basear é a energia que o corpo gasta na atividade em si, somada com a energia gasta para o corpo se recuperar da atividade.
Desta maneira, quanto mais intenso for o exercício, mais o corpo vai precisar de energia e consumo de oxigênio para reparar o que foi depletado.
Motivos Para Fazer Musculação E Entrar Em Forma Na Zona Sul
A musculação apresenta outra grande vantagem: ela não causa grande impacto sobre as articulações e se feita da maneira correta, não traz riscos de lesões aos praticantes, diferentemente de vários exercícios aeróbicos ou outras metodologias de treino.
Só para você ter uma ideia do que estou falando, em um estudo de Araújo (2009) foram estudadas variáveis como o percentual de gordura de praticantes de natação e de musculação.

Ao final do estudo, que utilizou análises antropométricas, constatou-se que os praticantes de musculação tinham em média um percentual de gordura de 14, 5%, sendo que os praticantes de natação apresentavam um percentual de gordura de cerca de 19, 8%.
Musculação Para Emagrecimento E Hipertrofia
Estudos como este, que demonstram que em média, praticantes de musculação apresentam um percentual de gordura menor que os praticantes de outras modalidades existem aos montes e isso fez com que a musculação fosse ganhando muito espaço.
Como o objetivo é o emagrecimento e não a hipertrofia, métodos de exaustão como a falha excêntrica ou drop sets, não são o mais indicado, principalmente para iniciantes.
Geralmente, como as pessoas que buscam na musculação o emagrecimento não são altamente ativas, o início é focado em manter uma intensidade e um volume equilibrados.
Não Faça Só Aeróbico: Veja Razões Para Apostar Na Musculação Para Emagrecer
Além disso, o tempo de intervalo entre as séries não deve ser muito longo, já que o objetivo é obter uma intensidade mais elevada com equilíbrio na questão do volume.
1° É muito importante usar exercício mais amplos, como os multiarticulares, já que estes tem um gasto calórico muito mais elevado, por lidarem com maiores grupamentos.
Para que você possa entender, em um treino de pernas com o foco no emagrecimento, ao invés de ficar fazendo exercícios concentrados, como a cadeira extensora ou a flexora, o ideal é usar exercícios como o agachamento, avanço, levantamento terra e outros multiarticulares.
Como Perder Gordura Corporal De Forma Rápida E Natural
2° Um erro bem comum das pessoas que buscam emagrecer na musculação é não segmentar o treino por grupamentos musculares. Mesmo que o objetivo não seja a hipertrofia, os treinos generalistas, que trabalham todos os grandes grupamentos na mesma sessão, vão se tornando muito “fáceis” para seu corpo e assim você perde em intensidade.
3° De nada adianta você deixar na academia uma parte de si, se você vai para a mesa e recupera ela e mais um pouco.

Após o treino de musculação para o emagrecimento você estará com seu metabolismo altamente acelerado, por isso, ao contrário do que ocorre nos treinos de hipertrofia, o ideal é esperar pelo menos